WM Consultoria em Gestão

Gestão de Processos Organizacionais

Sergio Nasinbene • 16 de dezembro de 2021

Processos organizacionais se constituem em uma série de atividades que são desenvolvidas, para cumprir uma determinada tarefa e atingir um objetivo. Processos organizacionais existem e estão distribuídos em todas as áreas de uma empresa: Industrial, Comercial e Administrativo/Financeira.


Para a fabricação de um produto há um processo envolvido que permite que tal produto seja produzido dentro dos padrões estabelecidos pela empresa e que atendem e satisfazem as necessidades dos clientes. 


Na área comercial, para efetuar a venda do produto fabricado ao cliente, existem vários processos envolvidos que passam pela área de marketing, vendas e de logística para garantir que a entrega foi efetuada como contratada com o cliente.


Do ponto de vista administrativo/financeiro, há o processo de controle do recebimento da venda efetuada, valendo ressaltar que já houve a participação dessa área estabelecendo e aprovando o crédito ao cliente no momento da venda.


Apesar das diversas áreas da empresa terem seus próprios processos organizacionais é possível notar, como no simples exemplo acima, a intersecção entre eles. Portanto, o processo organizacional desenvolvido em uma área afeta, positiva ou negativamente, um outro processo efetuado em outra área, dependendo de sua eficácia. Causaria enorme problema para a área comercial – e para a empresa - se o administrativo/financeiro retardasse, por algum motivo, a avaliação e aprovação do crédito ao pedido efetuado.


Não é exagero considerar que os resultados, crescimento e reconhecimento junto ao mercado de uma empresa são, também, dependentes da eficácia de seus processos organizacionais. Afinal, as decisões de seus gestores são tomadas com base em informações geradas a partir destes mesmos processos organizacionais.


Assim, uma das principais responsabilidades dos gestores é garantir que os processos organizacionais funcionem de tal maneira que permitam à empresa atingir seus objetivos previamente estabelecidos.


A Gestão de Processos, também chamada por BPM (Business Process Management) é a atividade que tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar os processos organizacionais permitindo, dessa forma, que sejam eficazes. Interessante notar que gestão de processos, também é um processo que inclui as seguintes etapas:


1 – Planejar – Análise de atividades desenvolvidas e seus objetivos/alinhamento com estratégia da empresa;

2 – Modelar – Organizar e desenhar os fluxos de trabalho de como o processo será realizado na prática; criar indicadores (KPI´s) para monitoramento e avaliação de desempenho do processo;

3 – Documentar – O processo deve estar documentado para que todos possam executa-lo da forma estabelecida; 

4 – Testar – Avaliar se as tarefas planejadas e desenhadas, funcionam na prática, detectando oportunidade de aprimoramento do que foi desenhado;

5 – Executar – Colocar o processo em execução nas operações normais do dia a dia;

6 – Controlar – Calcular os KPI´s para avaliar se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados na prática;

7 – Melhorias – A partir da análise dos resultados do controle e de mudanças do ambiente de negócios, aprimorar os processos


Uma eficiente gestão de processos permite à empresa aproveitar melhor seus recursos, otimizar tempo e contribui para atingir os objetivos estrategicamente estabelecidos. Por essa razão, é mais frequente a observação que Gestão de Processos está incorporada no ambiente cultural das organizações.


Sergio Nasinbene

Por WM Consultoria 19 de novembro de 2021
Após quase 2 anos de grandes turbulências, em razão dos efeitos da pandemia sobre os negócios, no Brasil e no Mundo, parece bastante oportuno reforçar o tema Planejamento Estratégico Organizacional. Antes de tudo, e afirmo com certo conforto, aqueles que se aprofundarem no estudo das Estratégias Empresariais acabarão descobrindo um universo fascinante. Imagino que, de alguma maneira, todos sabem o que significa Estratégia Empresarial, entretanto, se forem convidados a escrever sua definição é provável que muitos encontrem alguma dificuldade. É o que tenho constatado em projetos desenvolvidos sobre este tema. Na literatura encontramos muitas definições e, entre tantas disponíveis, uma que particularmente me agrada é a dos autores americanos R.D.Ireland, R.E.Hoskisson e M.A.Hitt, que diz o seguinte: “Estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações, definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva” Os autores foram felizes na definição pois, de forma simples e inteligente, conseguiram associar o tripé: Planejamento, Recursos e Objetivos . Uma bússola nos diz onde está o Norte, mas não informa o que, ou como algo deve ser feito para chegar até lá! O Planejamento Estratégico é um instrumento poderoso, e que vem acompanhado de "manual de instrução", oferecendo às Organizações caminhos alternativos para se alcançar um objetivo previamente definido (e obviamente desejado!) Ao elaborar um Planejamento Estratégico diversas questões fundamentais precisam ser consideradas e analisadas. A título de exemplo, cito algumas: recursos e capacitações da empresa, vantagens competitivas, atributos de produtos/serviços que agregam valor aos Clientes, cadeia de valor, características dos mercados (existentes e novos) e entre eles não somente o mercado comprador, parcerias estratégicas, novas tendências, onde a empresa é realmente forte, onde precisa melhorar, que oportunidades e ameaças se apresentam, quais indicadores de performance devem ser utilizados, entre outras tantas. Sem exceção, são questões de grande importância pois irão sustentar compromissos e ações para que objetivos possam ser alcançados de maneira eficaz. A notícia ruim é que, lamentavelmente, muitos gestores dedicam pouquíssimo tempo (às vezes nenhum) para discutir e elaborar estratégias. Aqueles que gastam todo seu tempo apagando “incêndios”, ou “matando um leão por dia” como se diz, provavelmente terão maior dificuldade para identificar os motivos que conduzem as empresas para mares agitados e sem rumo definido. Adicionalmente, não sabem onde, e quando chegarão, e o que é mais grave, se chegarão “vivos”. Pense a respeito. Vale muito a pena ausentar-se um pouco das turbulências diárias, para ampliar a visão e dedicar algum tempo, de forma disciplinada, à discussão e elaboração de estratégias de prazos mais longos. As grandes conquistas empresariais certamente não foram discutidas e planejadas no dia imediatamente anterior ao da sua ocorrência. Wagner Martos
Mais Posts
Share by: